Adicionado por em 2015-10-19

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Exposed_mango_tree_rootspor Celso Machado

Raízes boas normalmente produzem árvores saudáveis. A dificuldade está em identificar a qualidade delas. Não é só pela aparência, como na vida, também na natureza, não é raro, as aparências enganarem. O belo está na essência e por isso todo cuidado na escolha é importante.

Por vezes raízes que não impressionam pela imagem acabam gerando exemplares saudáveis e produtivos. Cuidar das raízes, mesmo depois das árvores adultas estarem frondosas, é fundamental. Nem os troncos fortes resistem quando uma doença afeta suas raízes. Nesse caso o tombo é maior. Assim é na natureza. Assim é na vida.

Só que nesta a diversidade das raízes é bem mais ampla e diversificada. Portanto mais delicado é cuidar delas para que estejam sempre saudáveis. Para que não se contaminem com pragas, nem sejam sugadas por descuidos. Entre as raízes sobre as quais estruturamos nossas vidas certamente uma das mais fortes e ao mesmo tempo mais complexa é a família.

Se laços sanguíneos revelam nossa origem genética, mas não asseguram afinidade, imagine quando personagens de outras genes vem se somar a ela. Ainda que seja complexa e desafiadora a família é a base sobre a qual edificamos nossas vidas. Que nos inspira, motiva e dá significado a nossa conduta. Ninguém nunca chegará a ser alguém, se for sozinho. Se não tiver alguém com quem repartir, comemorar, dividir sua jornada.

Família é tão fascinante que conhecê-la é um exercício de paciência, tolerância, de habilidade. Para muitas pessoas o núcleo familiar vai bem além de pai, mãe, avô, avó, irmãos, tios, sobrinhos. Estendem para os primos, os primos dos primos, para todos que tem uma relação de parentesco, o mesmo sobrenome.
É a família ampliada. Para outros, o núcleo familiar é bem mais restrito. E muitas vezes complementado pelos amigos. Com uma diferença fundamental, porque se o acaso muitas vezes faz os parentes, a escolha é quem faz os amigos. Não interessa a origem do que consideramos nossa família, se apenas pelo parentesco ou se também pela inclusão dos amigos, o que importa é como nos importamos com ela.

Seja grande ou pequena. Como tratamos de suas raízes e cuidamos para que não adoeçam. Lembrando sempre que, como na natureza, toda árvore traz em si sementes. E portanto um dia também vai ser raiz…

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 17 DE OUTUBRO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Mineiridades

Deixe um Comentário