O mineiro é realmente uma figura única. E o Simplesmente Minas vem retratando vários personagens em seus episódios, que carregam histórias fantásticas e muitas lições de vida. No seu penúltimo episódio, os telespectadores irão conhecer o Paulinho Paiakan, um mineiro contestador que adora um protesto.
Em um bate-papo com Celso Machado, Paulinho conta sua história e diz que a vida é um protesto de paz, sem o uso da violência. Em Patos de Minas, ele utiliza a sua bicicleta não só como um veículo de locomoção, mas como um veículo de contestação. Carregando diversos elementos pela cidade, fala contra a corrupção, a criminalidade e defende causas sociais.
O Simplesmente Minas também trará os encantos de uma tradicional venda mineira, daquelas que tem de tudo um pouco. O Armazém Santa Terezinha, em Patrocínio, tem mais de 45 anos de funcionamento. Suas paredes carregam, além de mensagens de amizade e superação, a história de suas proprietárias: Dona Lia e Dona Magda.
Dizem que o estado campeão em histórias de assombração é Minas. A população de Sabará que o diga. A cidade é conhecida como a Capital Nacional das Histórias de Assombração e possui várias lendas, como a da mulher do algodão e da procissão das almas. Chiquinho conta algumas delas e como Sabará inspira a imaginação.
Sobre o Simplesmente Minas
O programa Simplesmente Minas aborda os diversos aspectos da cultura do povo mineiro. Fala do jeito simples, da arte, da culinária, das belezas naturais e dos personagens. Idealizado por Celso Machado, Simplesmente Minas é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio das empresas uberlandenses Algar e Adfert. É veiculado pela TV Paranaíba aos sábados, 13h30. Os episódios anteriores podem ser conferidos pelo site www.simplesmenteminas.com.br.