Minas Gerais é terra de histórias e belezas naturais. É essa originalidade e essência que o Simplesmente Minas, programa veiculado pela TV Paranaíba, busca trazer aos seus telespectadores em cada episódio. Neste sábado, 21 de novembro, ganham destaque o ora-pro-nóbis, a venda do Sêo Burrai e os causos do mineiro Arlindo Cobral.
Celso Machado foi até o distrito de Pompeu, em Sabará, para conhecer a responsável pela história e fama do ora-pro-nóbis, Dona Maria Torres da Fonseca. A planta, considerada uma das mais tradicionais na culinária mineira, possui grandes propriedades medicinais e intriga pesquisadores. Dona Maria, cozinheira de mão cheia, conta como começou a usar a verdura em seus pratos típicos da roça e ficou conhecida em toda a cidade.
Uma característica marcante do interior de Minas são os antigos mercadinhos, conhecidos como vendas. E o oitavo episódio trará uma delas, que é um verdadeiro museu, localizada no Ponto Chique, em Patos de Minas. Por trás do balcão, um personagem que carrega histórias e lições de vida, Adélio Gonçalves, apelidado como Sêo Burrai.
No quadro Mineiramente, um bate-papo inspirador com Arlindo Cobral, de Frutal. São lições de sabedoria e histórias compartilhadas, com aquele jeitinho que só o mineiro tem.
Sobre o Simplesmente Minas
O programa Simplesmente Minas aborda os diversos aspectos da cultura do povo mineiro. Fala do jeito simples, da arte, da culinária, das belezas naturais e dos personagens. Idealizado por Celso Machado, Simplesmente Minas é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio das empresas uberlandenses Algar e Adfert. É veiculado pela TV Paranaíba aos sábados, 13h30. Os episódios anteriores podem ser conferidos pelo site www.simplesmenteminas.com.br.