por Tico Farpelli
A iniciativa do grupo Puro Doar começou a ganhar corpo em novembro de 2014, quando cinco amigas decidiram organizar um bazar beneficente para arrecadar fundos para o Grupo Luta Pela Vida, do Hospital do Câncer. O grupo percebeu o crescimento da demanda dos brechós na cidade e optou por realizar um “fino brechó”, ofertando, de shorts para ginástica a roupas de gala. Outro viés encontrado por elas foi o do artesanato. “São peças que criamos e confeccionamos para estar aqui e serem vendidas”, disse Lisiane Ferreira.
Rosilei Machado e Taisa Machado, Cristiane Garcia, Lisiane Ferreira e Rosânia Afonso conseguiram uma casa no bairro Lídice, no setor central, e, a partir daí, iniciaram uma corrida para arrecadar roupas, sapatos e outros artefatos para a venda no espaço. “A coisa mais fácil é trabalhar para o bem. Não tem ninguém que nega. A gente chega, pede e vem muito mais do que o esperado”, afirmou Rosilei Machado.
Para Rosânia Afonso, o bazar tem vários objetivos. Primeiro, o de dar oportunidade às pessoas de doarem coisas que, para elas, já não têm serventia. Depois, de permitir a aquisição de algo em bom estado por um preço bacana. Por último, o de fazer o bem ao doar para o Hospital do Câncer o dinheiro arrecadado. E Taisa Machado completa. “Não é só comprar, você pode doar seu trabalho, suas roupas. É bem bacana.”
Este espírito de doação e amor ao próximo é o que vem contribuindo para o crescimento da iniciativa e a união de mais mulheres para o sucesso desta causa. Flávia Rodrigues é uma das novas integrantes do grupo e auxilia o grupo com sua experiência em venda de roupas. “Eu acho que, quando você veste a roupa e a mostra ao cliente no corpo, ele consegue ter uma noção melhor do que se a visse no cabide”, afirmou. Ela auxiliou na fotografia dos produtos vendidos e divulgação via internet, uma das ações que ajudou a divulgar o brechó.
Já Cristiane Garcia ajuda na organização do espaço. “Queremos que o cliente se sinta bem, como se estivesse em uma loja de shopping”, disse. Quando questionada sobre uma palavra que resumisse o bazar, Lisiane Ferreira respondeu: “Esperança!”, e ainda disse que “com a renda de tudo isso aqui, a gente gera esperança para aqueles que realmente precisam”.
Sucesso
As integrantes do Puro Doar afirmaram que a quantia levantada no primeiro bazar superou as expectativas. Nos primeiros dias, o grupo arrecadou R$ 21.464,48 com a venda de roupas femininas, masculinas, sapatos, bolsas e artigos natalinos.
Puro Doar
Funcionamento
Local: Rua Machado de Assis, 1.167, Lídice
Data: Todas as quartas-feiras (exceto feriados)
Hora: das 11h às 17h
Contato
Facebook: www.facebook.com/purodoar
Instagram: @purodoar
Telefone: 9673-6163
MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA, NO DIA 21 DE FEVEREIRO DE 2015