Adicionado por em 2014-08-28

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nesta semana, vivi uma situação simples e corriqueira que reforçou a importância de um exemplo. Estava na fila do caixa de uma padaria, aguardando minha vez quando, logo atrás, chegou uma mulher com uma criança no colo. Pedi que ela passasse a minha frente. O casal que estava a minha frente também, gentilmente, cedeu seu lugar a ela que agradeceu, educadamente. Não quero falar que meu gesto tenha sido responsável pela atitude de quem estava a minha frente, mas pode ser que tenha contribuído.

Há uns cinco anos, vivi outra situação, igualmente banal, mas que me deixou um grande aprendizado. Meu filho estava com dois colegas em nossa casa e, ao sair, como sempre faz, me deu um beijo na face. Um de seus amigos, a quem considero e trato como sobrinho por também ter esse hábito, fez o mesmo. E aí fiquei em “sinuca” porque o outro não conhecia direito e fiquei pensando se não podia achar um “mico” repetir esse gesto. Falei comigo mesmo, não vou estender o rosto. Só que meu lado afetivo me alertou para outro ângulo: e se ele se sentisse discriminado? Nessa dúvida que se instalou em fração de segundos decidi, meu coração decidiu, que deveria estender o rosto e, caso recusasse, não me sentiria de forma alguma constrangido.

Para minha surpresa, ele também me beijou no rosto. E reforcei, novamente, que a maioria das pessoas, aliás como todo animal e mesmo os vegetais, gostam de um gesto de carinho sincero. Acredito que, nesse momento, servi como exemplo de relação de afeto entre um pai e seu filho. E também com seus amigos.

Esses fatos tão singelos me fizeram pensar o poder que todos temos de exercer influência. Para o bem. Mas, infelizmente, também para o mal. Pois já vi gente que ao jogar sujeira na rua, acaba induzindo outros menos educados a fazer o mesmo. Que ao atravessar o sinal vermelho, estimulam que mais motoristas lhe sigam. Líderes, que agindo com ganância ou desonestidade, se transformam em exemplos que influenciam negativamente seus liderados. E aqui vai uma observação: repare que onde existe um líder corrupto, a corrupção se estende até no menor escalão. Porque cada um se sente à vontade para tirar sua parte.

Por isso, a importância de um exemplo bom. Pelo que estimula e promove. Melhor ainda quando o exemplo é educador. E aí me vem à memória uma lição do extraordinário mestre Milton Porto. Numa de suas andanças durante o recreio no Liceu de Uberlândia, colégio do qual foi fundador e diretor, o professor Milton viu um aluno pegar uma folha de papel, amassar e jogar ao chão.

Diante daquele gesto, se aproximou do aluno, colocou a mão no seu ombro, foi caminhando com ele pelo pátio, conversando, até chegar ao local onde estava a bola de papel. Agachou, recolheu, continuou andando com o garoto até chegar a um cesto de lixo onde a depositou. Não disse uma palavra sequer sobre o gesto do jovem, mas lhe deu um exemplo do qual certamente ele nunca mais esqueceu.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário