O ator Ivens Tilman faz a leitura dramática de trechos das obras de 12 autores
Neste sábado, 12 de dezembro, o programa Uberlândia de Ontem e Sempre apresentará um novo quadro, chamado “Autores Uberlandenses”. O objetivo é servir como canal de divulgação para escritores locais. O formato escolhido é o da leitura dramática, com a participação do ator Ivens Tilman.
Veiculado quinzenalmente, a proposta é a valorização dos autores que nasceram em Uberlândia, e também daqueles que vieram de fora e fizeram carreira na cidade. Para a diretora do programa, Taisa Machado, o quadro irá mexer com a imaginação do telespectador ao apresentar as obras de uma forma teatral, despertando o interesse em conhecer esses livros.
Para Ivens, essa iniciativa é uma oportunidade de tornar os escritores locais mais conhecidos e valorizar as riquezas da cidade. “Há livros que eu li e me deixam totalmente curioso e instigado, e acredito que, assim como foi comigo, muitas pessoas irão despertar a vontade de conhecê-los”, completa Ivens.
Foram selecionados 12 escritores, que independente de encarar a escrita como hobbie ou como profissão, são movidos pela paixão por contar histórias. Essa semana, o quadro traz a obra de Márcio Alvarenga, “Trocando em Miúdos”. E para fechar o ano, um conto de Natal com trechos do livro “Entre um café e outro”, da jornalista Mônica Cunha.
Lista dos escritores e das obras que participam do Autores Uberlandenses:
Celso Machado – Quando o Assunto é Gente;
Dolores Mendes – Ribanceira;
Fernanda de Oliveira – O menino viajante;
Guilherme de Freitas – O quarto 65;
JB Guimarães – O voo das andorinhas;
Jane de Fátima Silva Rodrigues – Obaía;
Luciano Araújo – Lembranças de vidas anônimas e outras sombras;
Márcio Alvarenga – Trocando em Miúdos;
Maria Inés Mendonça – História Contada: Porta Aberta Semente Plantada;
Martha Panuzzio – Veludinho;
Mônica Cunha – Entre um Café e outro (conto de Natal);
Totonho Martins – Delírio;
Sobre o Uberlândia de Ontem e Sempre
O programa Uberlândia de Ontem e Sempre, veiculado pela TV Universitária e pelo Canal da Gente, busca em seus episódios resgatar memórias e valorizar personagens que marcam a história da cidade. Ele conta com a aprovação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Seus episódios estão disponíveis online, no sitewww.uberlandiadeontemesempre.com.br.