por Ariane Bocamino
Na BR-497, saída para a cidade do Prata, encontramos a Escola Municipal Leandro José de Oliveira, que atende, prioritariamente, alunos da zona rural da cidade.
A instituição é especial, e um dos motivos é por estar localizada na Fazenda Douradinho a, aproximadamente, 45 km de Uberlândia. Não existem muros e o ambiente é arborizado. Tem pé de manga, de amora e um bem-estar que se completa no acolhimento dos funcionários.
Os alunos atendidos moram em fazendas, sítios, chácaras e assentamentos próximos à escola. “Eu brinco que quem dá aula aqui não quer saber de trabalhar em outro lugar. Os alunos daqui, por morarem em fazendas, ficarem mais próximos das famílias e não terem tanto a oportunidade de passear na cidade, respeitam mais a gente”, disse o professor de Educação Física Rafael Vasconcelos.
Além do espaço tradicional, a escola oferece um local diferente, em especial dedicado à leitura, com um largo espaço com mesinhas e bancos embaixo dos pés de manga, ar puro e sossego para prática de atividades extraclasse. As aulas de Educação Física também acontecem ao ar livre, e um dos exercícios que flagramos os alunos praticarem com muito gosto é subir e brincar entre as árvores.
Não há sinal para acessar a internet, com isso a socialização e as brincadeiras acontecem pessoalmente, gerando mais sorrisos e mais diálogos.
PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 5 DE DEZEMBRO DE 2015.