Adicionado por em 2015-10-12

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Ariane Bocamino

Bairro Shopping Park, zona Sul de Uberlândia. É lá que se encontra um personagem interessante, diferente até no nome Eliaquim – de origem bíblica e significa abençoado por Deus. Ele é vigilante do Ministério Público em Uberlândia, mas é na arte que o segurança se realiza. Cores, telas, pincéis e espátulas também fazem parte da rotina de Eliaquim Oliveira, que reside no bairro em companhia da esposa e filha.

O contato com a arte começou através de um sonho há aproximadamente 15 anos. “Eu não conhecida nada de arte, não tinha proximidade com tintas, cores. Tudo começou num sonho que eu tive com uma tela. Nela tinha um cavalo branco com a crina esvoaçante. Essa imagem foi muito forte e, a partir dela, senti uma inspiração muito grande para pintar. E comecei, sem estudo, sem prática e estou até hoje”, afirmou o pintor.

A primeira tela do pintor foi vendida pouco tempo após ter sido finalizada, mas com a continuidade de seu trabalho a sua arte está espalhada pelo Brasil e pelo mundo.

Eliaquim-De-bairro-em-bairro

Eliaquim diz que o sonho que despertou seu dom para a arte foi mensagem de Deus (Foto: Celso Ribeiro)

“A começar aqui pelo Ministério Público mesmo, muitos funcionários têm telas minhas, fazem encomendas. E eles acharam curioso também a relação entre a minha profissional “oficial” e a arte, e isso foi me abrindo portas. Hoje, meus quadros estão até em Portugal”, disse o vigilante.

Para Eliaquim, o sonho que despertou seu dom para a arte foi uma mensagem de Deus, para que iniciasse esse trabalho (com a pintura) e fizesse dele uma oportunidade para inspirar e ajudar outras pessoas. Em 2014, ele pintou uma série de 12 quadros para ajudar uma instituição de caridade no bairro Planalto.

Estilo impressionista

Eliaquim é autodidata e segue o estilo impressionista, tendo em Van Gogh sua maior inspiração. “Mesmo sendo autodidata, eu preciso estudar, buscar conhecimento, então é isso que eu faço sempre. Minha inspiração é, entre outros, o pintor Van Gogh. Para quem não sabe, ele é autor do óleo sobre tela ‘Noite Estrelada’”, disse Oliveira.

Para pintar quadros impressionistas, Eliaquim usa espátulas e também os dedos. Algumas obras são finalizadas em minutos, seu recorde é uma pintura em azulejo que levou apenas 3 minutos para ficar pronta.

Atualmente, o pintor vende os quadros apenas sob encomenda, para conciliar tempo e tranquilidade nos momentos de inspiração.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 10 DE OUTUBRO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

De Bairro em Bairro

Deixe um Comentário