Adicionado por em 2015-06-29

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Ariane Bocamino

Apesar de ser próximo de lugares considerados mais nobres e planejados, o bairro é de periferia, localizado na zona leste da cidade. Visitamos pela segunda vez o bairro Aclimação, em Uberlândia. Primeiro, conhecemos a Casa Santa Gemma, um espaço mantido por doações para acolhimento de moradores de rua. Nesta primeira matéria, conhecemos o Silvio Expedito, o Ditão. Na reportagem sobre a Casa, descobrimos outro projeto no bairro, mas este é dedicado a crianças e adolescentes do Aclimação, chamado Meninada.

DITÃO-3-CLEITON-BORGES-25-12-2014

Ditão orienta crianças e adolescentes em projeto (Foto: Cleiton Borges)

Com um nome que já adianta os objetivos, o projeto visa dar oportunidade de formação educacional, com aulas de inglês, espanhol, atividades circenses e musicais. Tudo começou com a Fraternidade e Amor ao Próximo (FAP), que também visava dar oportunidades para os mais novos do bairro. Mas, devido a problemas estruturais, segundo Ditão, a FAP se tornou o projeto Meninada e ganhou um novo espaço, que está em construção, para dar mais conforto e eficiência aos participantes nas atividades oferecidas.

Carla Cardoso, uma das voluntárias do projeto quando ainda era FAP, disse que a maioria dos professores era do próprio bairro. “Era uma força-tarefa para ajudar e fazer um futuro melhor. Não existiam só atividades para as crianças, mas para os adultos também”, disse. “As crianças adoravam o projeto e, agora, com o projeto Meninada, continuará sendo muito bom para o bairro”, afirmou a voluntária.

Construção de sede precisa de doação

O terreno, projeto, materiais para construção da sede do projeto Meninada, no bairro Aclimação, zona leste de Uberlândia, tudo é doado. As paredes começaram a ser erguidas há duas semanas, mas ainda tem muito trabalho pela frente. Douglas da Cruz, responsável pela nova sede, afirmou que o principal objetivo do projeto não é só ajudar as crianças no bairro, mas também despertar nas pessoas a vontade de ajudar o próximo.

“Aqui está uma ótima oportunidade de ajudar as pessoas. Ainda estamos precisando de sacos de cimento e verba para os pedreiros. As pessoas podem ajudar com o que puder”, afirmou Cruz. O responsável disse também que, além das salas de aula para a prática de atividades, o espaço vai contar com uma capela e uma cozinha “de primeiro mundo” para oferecer uma alimentação balanceada às crianças.

Mãe aponta importância de atividades

Silvia Marques, funcionária pública e mãe de dois alunos que participaram do projeto Meninada, na antiga sede, aponta a importância de a criança ter atividades durante o contraturno da escola. “Ocupar o tempo das crianças e dos jovens faz toda a diferença, porque, se eles não estiverem estudando ou em alguma atividade cultural, vão estar onde? Na rua! Aí, não dá pra desenvolver”, disse Silvia Marques.

As crianças e os jovens do bairro estão animados com a ida do projeto para a nova sede. “Na época da FAP, era muito bom, tinha teatro, música, a gente se apresentava. Eu até ajudei com aulas de reforço para os mais novos. E, na nova sede, vai continuar sendo bom pra gente”, afirmou Jenifer Cardoso, de 15 anos, participante do projeto Meninada.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 27 DE JUNHO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

De Bairro em Bairro

Deixe um Comentário