Adicionado por em 2015-09-21

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Ariane Bocamino

A 30 km da cidade de Uberlândia, está localizado o distrito de Tapuirama. A maioria dos aproximados 4 mil habitantes está envolvida em atividades rurais. A equipe do De bairro em bairro, desta vez, foi a este distrito e andou mais 2 km para chegar à Chácara Taquari.

DE-BAIRRO-EM-BAIRRO

João Batista se dedica à produção, que é vendida em feiras (Foto: Cleiton Borges)

Ali, vive a família de João Batista Nascimento, sua mulher, Silva Nascimento, e a filha Noadja Nascimento, que tira o sustento da terra. Tudo que é plantado e colhido na chácara não tem o uso de agrotóxico e, para que os produtos sejam de qualidade, o casal João Batista e Silva se dedica e busca conhecimento para trabalhar sozinho na produção, que é vendida semanalmente em feiras de Uberlândia e do distrito.

João Batista e sua mulher não têm formação acadêmica, mas, além das experiências que tiveram morando muito tempo na zona rural, eles fizeram e fazem cursos periodicamente. Os livros estão sempre na mesa para consulta e os saberes são colocados em prática na lida diária.

Na chácara, são plantadas mais de 20 culturas, como o repolho, cenoura, rúcula, couve e melancia. Uma combinação destes itens vai para o suco matinal de João Batista, que tem 55 anos e acorda às 6h para trabalhar nas hortas. “Tive problema de pressão alta por quase 20 anos, tratei com remédio químico todo esse tempo e não dava resultado. Aí, comecei a tratar com as plantas e melhorou demais. Hoje, tenho minha pressão controlada, trabalho o dia todo normalmente”, disse. “E nisso, pensei: se tem uma forma natural de cuidar de gente, pra cuidar das plantas deve ter também. Aí, começamos a investir no orgânico”, disse João Batista, um dos proprietários da Chácara Taquari.

Produtos são comercializados em Feira Agroecológica

Estamos vivendo um contexto onde os temas sustentabilidade e vida saudável estão latentes. E a defesa por uma vida mais orgânica está, aos poucos, tornando-se mais conhecida e acessível. Contudo, não somente o preço é o questionamento de muitas pessoas que pensam em mudar da alimentação convencional para a orgânica, mas também a estética ou o formato que esse produto chega ao consumidor quando é produzido de forma natural.

“As pessoas pensam que, porque é orgânica, a verdura tem que ser pequena, feia, com as folhas frouxas. Não é assim. Tem que saber fazer do jeito certo”, afirmou Silva Nascimento, que recebe periodicamente na chácara a visita de estudantes dos cursos de Agrárias.

Os produtos da chácara Taquari são vendidos aos domingos, a partir das 9h, na Feira Agroecológica Patcha Mama – rua Juritis 1.315, bairro Cidade Jardim, na zona sul de Uberlândia.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 19 DE SETEMBRO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Notícias

Deixe um Comentário