Adicionado por em 2016-01-14

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

praticar_desapegoUma das prerrogativas que toda pessoa tem é a de mudar. Mudar de ambiente, de relacionamento, de lugar, de profissão, de comportamento, de hábitos, de alimentação e por aí afora. Cada pessoa, pelo menos as tidas como normais, têm a possibilidade de fazer isso no momento que desejarem.

Por mais óbvio que pareça, mesmo considerando que fazer o óbvio nos tempos atuais não seja tão fácil, considero que toda mudança propicia boas condições para mudar. Mudar não só aquilo que está sendo mudado, mas utilizar desse momento de toda mudança, seja ela qual for, para ampliar o seu escopo. Exemplificando, toda vez que mudamos de endereço, a hora de organizar o que estará sendo transportado é sempre uma oportunidade boa para ver o que faz sentido levar e o que pode ser doado ou descartado.
Minhas origens lusitanas me fazem ser apegado a tudo aquilo em que vejo valor. Textos que considero interessantes, publicações das mais variadas, objetos antigos e outras quinquilharias que fazem ou fizeram parte da minha vida. No meu caso, antes da mudança física, tem sido essencial a mental e a emocional. Nessa hora, creio que seja fundamental estabelecer parâmetros que possam nortear nosso critério de avaliação.

De uns tempos para cá, ainda que tenha uma enorme dificuldade e reconheço que não seja incomum uma pontinha de sentimento de culpa, tenho optado por internalizar o espírito de desapego e abrir mão do que não uso ou pouco utilizo. Assumi que, para mim, tudo que tenho tem valor, porque teve importância na minha vida. Só que tem muita coisa cuja utilidade está vencida, superada. Assim, aproveito a oportunidade de uma mudança qualquer para fazer outras, adotando como princípio a utilidade. O que está sendo útil na minha vida preservo, o que não está, libero para que tenha utilidade para outros. Isto vale para camisas, calças, tênis e mais uma extensa lista de bens de consumo. Interessante é a quantidade de peças que redescobrimos que nem mesmo lembrávamos que ainda as tínhamos. Que deixamos de usar não porque não tivessem utilidade, mas porque as colocamos em locais sem facilidade de acesso e de visibilidade.

Se uma limpeza nas gavetas proporciona redescobrir tanta coisa relevantes que estávamos abandonando, imagine quando estendemos esse espírito também para as ideias, pensamentos e comportamentos? Provavelmente vamos abrir mão de conceitos arraigados que não fazem o menor sentido no estágio atual de nossas vidas. E o mais importante, vamos liberar nossa mente para pensar com mais leveza e otimismo. E por decorrência, vivermos melhor.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário