Adicionado por em 2016-07-28

Ariane_BocaminoEstreia nesse sábado, com histórias de ciclistas e colecionadores apaixonados, que fazem da bike mais que um meio de transporte: uma paixão.

Inventada há quase 200 anos, a bicicleta é um dos veículos mais populares de todos os tempos. Tem múltiplos usos, como o trabalho, o lazer, o esporte, a diversão ou o transporte de mercadorias. É democrática, podendo ser usada por pessoas de todas as idades, níveis social, cultural e econômico. É chamada por diferentes nomes: bicicleta, bike, magrela e até camelo. Possui várias versões, algumas urbanas, outras para prática de trilhas em meio à natureza. Mas uma coisa todas tem em comum: são conduzidas por pessoas.

“Magrela para todos” é o nome da série que o programa Uberlândia de Ontem e Sempre apresenta a partir desse sábado, 30 de julho, para contar a história dessas pessoas apaixonadas por bicicletas. Foram mais de 15 entrevistados, cada um apresentando um aspecto relacionado ao veículo, que apesar de ser antigo, continua extremamente atual. Serão cinco capítulos, divididos ao longo das próximas cinco semanas.

No primeiro capítulo, que vai ao ar nesse sábado, um dos personagens é Melissandro Rodrigues, segurança que aproveita as horas vagas para restaurar bicicletas antigas. Outra figura interessante é o colecionador Ismael Leão, motorista apaixonado pelas magrelas e que tem algumas delas. O carteiro Edvaldo Aparecido fala sobre a importância da bicicleta em sua profissão. Por fim, Renata Gusmão, boleira de mão cheia, usa a bike como canal de vendas para seus produtos.

A série foi produzida e gravada em Uberlândia, tendo como locações algumas bicicletarias, trilhas rurais e urbanas, praças, residências, parques e ruas da cidade. Foram entrevistados colecionadores, ciclistas, competidores, carteiro, paratleta e amantes do esporte e da natureza. A direção da série foi feita pela publicitária Taísa Machado, editora do programa Uberlândia de Ontem e Sempre. “Durante a produção, vi o quanto uma singela magrela pode despertar inúmeras paixões”, conta.

 

Equipe

Produção: Ariane Bocamino, Nara Sbrebow e Taisa Machado / Reportagem:  Ariane Bocamino e Taisa Machado / Imagens: Danilo Henriques e Junior Ferreira / Assistente: Afonso Sten / Montagem e Edição: Renato Peixoto e Taísa Machado / Roteiro: Taisa Machado / Arte: Julio Servo

 

O programa e as séries

O Uberlândia de Ontem e Sempre existe desde 2005 e já conta com mais de 530 edições em 11 anos de veiculação. Anualmente, é exibida uma série especial e em 2016 o tema escolhido foi a bicicleta. O programa é incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem como proponente Rosilei Machado e é patrocinado pelo Grupo Algar e Café Cajubá.

É exibido pela TV Universitária aos sábados, 14h30 e pelo Canal da Gente aos domingos, 20h. Matérias podem ser conferidas pelo site: www.uberlandiadeontemesempre.com.br.

 

Deixe um Comentário