Adicionado por em 2014-05-29

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Documentário e revista impressa resgatam a história do empreendedor e homem público que ajudou a construir Uberlândia

 

“Deus fez a metade de Uberlândia e Tubal Vilela fez a outra metade”. Essa era uma frase comum na Uberlândia de 1950, em referência ao empreendedor e ex-prefeito Tubal Vilela da Silva. Pioneiro no processo de urbanização da cidade, ele criou, em 1937, a “Empresa Imobiliária Uberlandense”, que mais tarde se transformaria em “Imobiliária Tubal Vilela”, atual ITV Empreendimentos.

Para resgatar a história desse empresário e homem público que ajudou a construir a cidade, a ITV Empreendimentos lançou em maio um documentário e de uma revista. Uma iniciativa para comemorar seus 77 anos e prestar uma homenagem merecida ao seu fundador. A antiga Imobiliária Tubal Vilela foi vendida para o Grupo Carfepe nos anos de 1970, mas o legado do empresário permanece vivo. “Consideramos impossível separar a trajetória de Tubal Vilela dos princípios e valores que norteiam nosso jeito de fazer negócios”, afirma José Eduardo Ferreira, diretor executivo da ITV.

O documentário e o almanaque foram produzidos pela Close Comunicação e a Nós Projetos de Conteúdo, responsáveis pelo programa de TV e almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre. Trata-se da primeira iniciativa feita de forma personalizada, para homenagear exclusivamente um empreendedor local.

 

Quem foi Tubal Vilela

Nascido em 1901, fez história como político e empresário, um jovem de fisionomia sempre alegre e de muita vivacidade no falar; que chegou em Uberlândia ainda criança, pobre e de pés descalços e morreu como um dos homens mais ricos da região.

Foi empresário e atuou em diferentes segmentos, sempre com pioneirismo, criatividade e desprendimento. À frente da Empresa Imobiliária Uberlandense, criou o primeiro sistema de venda de terrenos a prestação, voltado para a classe trabalhadora da cidade. Foi assim que nasceu o bairro Operário, atual Aparecida. Tinha também o sonho de ver Uberlândia atravessar o Rio Uberabinha, de onde teve origem o bairro Jaraguá. Foi um dos pioneiros na doação de terrenos para obras sociais, como escolas, praças e cemitérios.

Como homem público, foi Vereador (eleito em 1936)  e Prefeito de Uberlândia (1951 a 1954). No final daquela mesma década, tornou-se Deputado Estadual. Realizou  uma gestão pública marcada pelo desenvolvimento urbano, que ficou registrada na frase que abre esse texto. O documentário e o almanaque são uma retribuição que a ITV Empreendimentos oferece à cidade.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Novidades

Deixe um Comentário