Adicionado por em 2016-02-10

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

CRONICApor Celso Machado

Tem coisas que são preciosas em todas as etapas da nossa vida. São aquelas que acrescentam, orientam, enquadram, dão ou ampliam o significado de nossa existência. Entretanto algumas ganham maior relevância quando alcançamos a etapa mais madura da nossa existência.

Evidente que essa avaliação é absolutamente individual e varia de pessoa para pessoa. Mesmo assim, acredito que faça sentido compartilhar o que julgamos se tornar mais importante à medida que os anos passam.

No meu caso, elenquei três questões: saúde, equilíbrio e tempo.

Saúde porque nos permite viver tudo aquilo que a vida nos proporciona. Desfrutar das suas emoções, paladares e sensações. Saber preservá-la vai impactar diretamente na qualidade de todos os nossos dias. Penso que, além dos cuidados e prevenção, seja fundamental entender e aceitar as restrições que surgem com o passar do tempo. Imaginar que nossa energia, disposição e preparo serão os mesmos é tentar iludir nossa inteligência. Certamente um dos quesitos da boa saúde é ajustar o ritmo à idade.

Mas atenção, saúde não é cuidar somente do corpo, praticar exercícios regularmente, manter uma dieta saudável. Saúde é também e, principalmente, cuidar da mente. Ter e manter pensamentos positivos. Amar para ser amado. Ser feliz por meio da felicidade que promove para outros. Não descuidar da saúde financeira, pois, como tudo na vida, para ter o tempo de colher é preciso cuidar do plantar. Planejar e poupar quando estamos na fase produtiva para poder continuar com a necessária tranquilidade na época da colheita.

Equilíbrio porque esse é o fator que estabelece a somatória de fundamentos básicos para uma vida saudável: harmonia, serenidade, sabedoria e paciência. Todo aquele que consegue agir equilibradamente tem muito mais chance de se dar bem na vida pessoal, na familiar, na profissional, na social. Passa com maior tranquilidade pelos desafios da existência. Sai com muito mais rapidez das armadilhas do mundo moderno. Evita encrencas desnecessárias. Impõe respeito nos seus relacionamentos. Domina suas vaidades, administra seu ego, fica bem consigo e com os outros. Torna-se mais compreensivo e calmo. Exige menos, perdoa mais; espera menos, agradece mais; reclama menos, produz mais e por aí afora.

Não guarda nem alimenta mágoas e ressentimentos. Evita desentendimentos inúteis e desnecessários. É positivo, calmo e tem alto astral. Porque a alegria é um santo remédio que faz bem tanto para quem a tem, como para quem convive com quem tem.

O tempo, porque, no amadurecer da nossa existência, é nossa moeda mais valiosa. Desperdiçá-lo é tolice. Aproveitá-lo, sabedoria. É ele que nos permite viver o que teremos de vida com a saúde e o equilíbrio que conseguirmos manter.

Publicado originalmente no Jornal Correio, em 6 de fevereiro de 2016

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário