Adicionado por em 2016-12-23

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

jose-ribeiro

Projeto faz parte das comemorações dos 45 anos da Unimed Uberlândia

A partir desse sábado, 24 de dezembro, o programa Uberlândia de Ontem e Sempre começará a exibir o quadro “Médicos e suas Histórias”, que fará um resgate da trajetória de alguns profissionais que participaram do desenvolvimento da medicina na cidade. O projeto faz parte da organização do Centro de Memória da Unimed Uberlândia. A cooperativa comemorou 45 anos de fundação em 2016.

O quadro terá cerca de cinco minutos de duração e trará as lembranças de um médico natural de Uberlândia ou que construiu sua carreira na cidade. Os primeiros entrevistados foram os doutores José Ribeiro, Reny Curi, Hermilon Correa e Edahir Gonçalves.

O programa estreia com o depoimento do Doutor José Ribeiro, que, em 1971, foi o primeiro presidente da Unimed Uberlândia e também um de seus fundadores. As histórias passam pela formação em medicina, a vinda para Uberlândia, as primeiras clínicas especializadas, o atendimento à população carente na Santa Casa de Misericórdia e chega até os dias de hoje, com os avanços e mudanças pelos quais passa essa ciência.

Há histórias interessantes, como a do Doutor Hermilon Correa, que possui registros que comprovam que ele tenha feito mais de 20 mil partos em Uberlândia. O médico Reny Curi resgata a importância da ética médica e de como cada profissional, em sua época, dava uma contribuição por meio dos atendimentos gratuitos na Santa Casa, que deixou de funcionar na década de 1970. Doutor Edahir lembra de uma cidade que contava com pouco mais de 80 médicos e que hoje tem um sistema de saúde dos mais sofisticados.

O resgate da história da medicina em Uberlândia é um projeto que vai envolver também passagens sobre a Sociedade Médica, a Faculdade de Medicina e os hospitais da cidade. Serão entrevistados cerca de 20 médicos e ex-colaboradores da Unimed Uberlândia.

Para Celso Machado, da Nós Projetos Consultoria, que desenvolve projetos de memória e história corporativa, cada entrevista traz novas possibilidades e fatos que muitas vezes a própria cidade desconhece. “Em uma das entrevistas a gente ficou sabendo sobre uma fundação em que foram criados os cursos de Odontologia, Educação Física e Veterinária, que depois seriam incorporados à Universidade Federal de Uberlândia”, conta Celso.

Para o presidente da Unimed Uberlândia, Doutor Sávio de Moraes, esta é uma das maneiras de registrar a história da medicina e da Unimed em Uberlândia nos últimos 45 anos. “Temos que aproveitar que grandes nomes da medicina de nossa cidade, e que foram autores dessa história, fazem parte do nosso dia-a-dia. Portanto, uma oportunidade ímpar de termos um registro muito completo desses momentos”, disse. “A Unimed apoia o projeto para que gerações futuras conheçam sua história, como cooperativa, bem como o exercício dessa relevante profissão em nossa cidade”, concluiu o presidente.

 

Serviço

 

O quadro Médicos e suas Histórias vai ao ar a partir desse sábado, 24 de dezembro, no programa Uberlândia de Ontem e Sempre

TV Universitária: sábado, 14h30

Canal da Gente: domingo, 20h

 

 

Ficha técnica

 

Coordenação: Celso Machado

Entrevistas: Celso Machado e Adriana Sousa

Imagens: Júnior Ferreira e Ricardo Batista dos Santos

Transcrições: Cleide Maria Silva Souza

Roteiro e montagem: Adriana Sousa

Edição: Diego Goar

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário