Adicionado por em 2015-09-21

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

fish_jumping_out_of_bowl-otherpor Celso Machado

Na vida tem muitas coisas que são parecidas, mas são bem diferentes. O difícil é saber diferenciar isso. Como dizia o grande Guimarães Rosa, uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Uma delas, sem dúvida, é distinguir persistência de teimosia. Tanto na minha vida pessoal quanto na profissional já vivi casos em que foi difícil identificar no comportamento de uma pessoa se era uma coisa ou outra.

Vi e convivi com situações de quem lutou contra tudo e contra todos, principalmente com a lógica racional dos números para defender uma posição que parecia ser de teimosia. Pouco tempo depois suas persistências mostraram que ele estava certo. Que suas lutas não eram pessoais, mas de uma visão de futuro que estava muito a frente dos que enxergavam apenas o presente. Sua postura, portanto, não era de teimosia, embora às vezes passasse isso, era de persistência. Da determinação de quem acreditava na causa pela qual estava lutando porque enxergava seus desdobramentos lá na frente, enquanto seus pares estavam com todas as atenções focadas somente no presente. Não conseguiam vislumbrar o que cenários de mais longo prazo apontavam.

Por outro lado presenciei também atitudes de contestação intransigente. De quem não abria mão de sua opinião. Como se mudar de pensamento, rever conceitos e abrir para o novo fosse algo ofensivo. Até mesmo uma demonstração de fraqueza. Quando aconteceu o inevitável e teve que encarar a realidade, constatou que ela era bem diferente do que tanto criticava. Aceitou, claro, mas não externou o reconhecimento da postura equivocada pela qual tanto lutou.

Dois casos distintos de proporções e consequências muito diferentes, mas penso que ilustram o quão complicado é diferenciar quem não muda de ideia porque tem firmeza e determinação, de quem não muda porque seu modelo mental não está aberto para isso. Tem dificuldade de lidar com ideias diferentes das suas. De experimentar o novo. Ou pior ainda, ser do contra. De entender que se as coisas no mundo mudam tanto e tão velozmente, que com as ideias e opiniões não há porquê ser diferente.

Como humano que sou, como todo mundo também tive e tenho atitudes tanto de persistência quanto de teimosia. E procuro avaliar a consequência delas. A determinação me deu vitórias pessoais que contribuíram para fortalecer o significado da minha existência, ainda que tenha muitas vezes pago preço caro por isso. Valeu e vale a pena.

A teimosia me fez perder oportunidades, relacionamentos, situações por pura bobagem. Deixaram aborrecimentos e frustrações. Não valeu a pena. Me arrependo delas.

Hoje avalio com frequência nas minhas posições que tipo de comportamento estou adotando. Se estou sendo persistente ou teimoso. Por isso mudo de opinião a toda hora, todo momento. E não vejo problema nenhum nisso, mudo a toda hora que tenho acesso a novas informações.

Aprendi também que uma mesma palavra pode ter significados distintos Por exemplo, que provar tanto pode também ser mostrar provas, quanto experimentar…

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 19 DE SETEMBRO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Mineiridades

Deixe um Comentário