Adicionado por em 2015-11-30

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Ariane Bocamino

O bairro Presidente Roosevelt, localizado na zona norte de Uberlândia, tem 30 mil habitantes e um formato diferente da maioria dos outros bairros da cidade devido à configuração física de sua principal avenida, a Cesário Crosara, ser um grande círculo. Quem vem de outros bairros diz que é difícil para se localizar ruas. Mas quem mora ali já está habituado e cultiva um apreço pelo local, que leva, no título, o nome do presidente norte-americano Franklin Roosevelt, governante dos Estados Unidos no fim da década de 1930.

DE-BAIRRO-EM-BAIRRO.jpg

Praça no Roosevelt é local para exercícios e caminhada (Foto: Divulgação)

Um dos pontos mais populares do bairro é a praça Paris, que teve o nome trocado por praça Clarinda de Freitas. Contudo, o nome novo não pegou e aparece apenas nas placas e endereços oficiais. Com um nome ou com o outro, os moradores aproveitam a praça para passear com as crianças e os cachorros, fazer caminhada e exercícios e ainda bater papo.

Mas nem sempre foi assim. A equipe do De bairro em bairro foi à praça em um fim de tarde e encontrou ali João Batista Ferreira, morador do bairro desde a sua formação, que tem muitas lembranças da praça em que faz suas caminhadas diárias. “Antigamente, aqui era um espaço em que se queimava casca de arroz. A gente gostava de vir brincar neste local, mas não era como uma praça. Tinham árvores, mas não eram destas, eram das típicas do Cerrado”, disse.

Inspiração

Em Paris, capital francesa, encontra-se uma das avenidas mais famosas da Europa, a Champs-Elysées. Uma avenida muito arborizada, com praça circular. Este cenário foi inspiração para a urbanização do bairro Roosevelt, em Uberlândia, e a criação de suas praças. A planta do bairro se assemelha à da cidade francesa, com a avenida Cesário Crosara como “cinturão”, duas outras avenidas que cortam na horizontal e vertical e mais duas na diagonal.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 28 DE NOVEMBRO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário