Adicionado por em 2018-12-14

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 Nova plataforma já está disponível. Iniciativa conta com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

Está no ar a nova plataforma do Museu Virtual Uberlândia de Ontem e Sempre, projeto cultural que disponibiliza para a população um amplo acervo audiovisual que resgata a história e a memória da cidade. O endereço para acesso é www.museuvirtualdeuberlandia.com.br. Disponível também em versão mobile.

A iniciativa é uma proposta da Nós Projetos de Conteúdo e conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), com patrocínio das empresas Ética Conservação e Hotel Executive Inn.

Criado em 2015, o Museu Virtual é uma rica fonte de informações. Todo o conteúdo é disponibilizado na internet, no formato de vídeos, fotos e revistas antigas. O acervo é privado e pertence a Celso Machado, idealizador do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre, formado por um programa semanal de TV e uma revista impressa.

Homenagem a uberlandenses ilustres

O Museu Virtual de Uberlândia passou por uma reformulação completa, que contemplou a modernização do layout e a transformação da experiência do internauta. Lucas Capra, responsável pela proposta de curadoria de conteúdo, explica que a intenção é fazer com que a pessoa se sinta como se estivesse passeando em um museu. “Trouxemos uma visão diferenciada de curadoria do conteúdo, que se assemelha ao que acontece em um museu de verdade”, detalha.

Serão organizadas exposições temporárias para homenagear personalidades uberlandenses. Para o lançamento oficial, foram escolhidos o ator Grande Otelo, a pianista Nininha Rocha, a dupla Pena Branca e Xavantinho e a atriz Maria Inês Mendonça, que ficou conhecida como Vovó Caximbó.

Em 2019, será lançado o livro Uberlândia de Ontem e Sempre, que lembra a história de vinte personalidades da cidade, a partir de depoimentos gravados para o programa de televisão. O material está sendo organizado por Celso Machado e editado pelo jornalista Carlos Guimarães Coelho.

Acervo único no Brasil         

O projeto Uberlândia de Ontem e Sempre é, provavelmente, o único do gênero no Brasil. O programa de TV está no ar há 13 anos e semanalmente gera novos conteúdos, que passarão a alimentar as salas do Museu Virtual. “Muitas cidades possuem museus virtuais a partir de fotos ou vídeos antigos digitalizados. O que faz o projeto de Uberlândia inédito é que a produção de conteúdo é contínua. Contamos histórias que aconteceram há mais de 50 anos e também aquelas que acontecem hoje”, diz Celso Machado, diretor geral do Museu.

A equipe do projeto é composta por quatro profissionais: Tariqui Borges (publicitário), Lucas Capra (designer), Adriana Sousa (jornalista) e Celso Machado, que responde pela direção geral. O site foi desenvolvido pela empresa Old Black Gallery, também de Uberlândia.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário