Adicionado por em 2015-05-13

por Carolina Monteiro

Que visão de mundo move um empreendedor do calibre de Luiz Alberto Garcia? Na juventude, o engenheiro ajudou o pai, Alexandrino Garcia (1907-1993), a construir um dos maiores complexos empresariais do país, o Grupo Algar. Na maturidade, à frente do patrimônio familiar, impediu a estatização da empresa telefônica do grupo, a Algar Telecom, durante o governo militar. Hoje, aos 80 anos, acaba de liderar o Fórum Uberlândia 2100, realizado com o propósito de sensibilizar a sociedade para a necessidade de planejamento do futuro.

O publicitário Celso Machado, que convive com Luiz Alberto há quase 40 anos, resumiu a versatilidade do empresário em uma palavra, que é duas: “sonhalizador”. “Sonhador é um termo limitado para o Dr. Luiz, porque, o que é bonito na vida dele, o que é marcante é que ele é um sonhador que realiza”, disse Machado.

DOCUMENTÁRIO-by-MARCOS-RIBEIRO

Luiz Alberto Garcia entre o filho, Luiz Alexandre Garcia, e a esposa, Ophélia Pereira Garcia (Foto: Marcos Ribeiro)

A partir do neologismo, o publicitário construiu um perfil do presidente do Conselho Administrativo do Grupo Algar no documentário “Dr. Luiz Alberto Garcia, um sonhalizador”. O filme foi lançado nesta terça-feira (12), no Teatro Municipal, como parte das comemorações dos 80 anos do empreendedor.

Embora tenha participado das gravações do documentário, Dr. Luiz Alberto Garcia não sabia o que o esperava antes da exibição, nem a programação do evento, que contou com apresentações artísticas, nem o próprio conteúdo do material audiovisual.

Uma das marcas do empresário, o compartilhamento de experiências de vida, também está presente no documentário. “Eu gosto muito do que eu faço, e considero uma obrigação compartilhar histórias positivas e multiplicar conhecimentos para que os outros evoluam e façam melhor do que nós”, disse Luiz Alberto Garcia.

Uma entrevista em que o próprio personagem narra histórias de vida, em diálogo com familiares, é o fio condutor da narrativa. A partir de temas que ele levanta, são conectados cerca de 25 depoimentos de amigos, familiares, companheiros de trabalho, captados pela equipe da Close Comunicação, produtora do lançamento. A este material inédito, se unem ainda entrevistas e imagens de acervo.

Ficha técnica

Idealização e direção geral: Celso Machado
Direção de conteúdo: Celso Machado
Direção de cena: Nara Sbreebow
Roteiro: Celso Machado
Pesquisa: Celso Machado e Nara Sbreebow
Direção de fotografia: Roberto Chacur
Cinegrafia: Roberto Chacur, Leandro Teixeira, Danilo Henriques, Junior Ferreira
Direção de produção: Ricardo Batista
Captação de áudio: Afonso Henrique
Montagem: Carine Aguiar
Trilha sonora: Fabiano Fonseca
Direção de arte: Diego Goar
Produção: Close Comunicação
Produção executiva: Rosilei Ferreira

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 13 DE MAIO DE 2015.

Categoria:

Na mídia

Deixe um Comentário