O projeto História nas Escolas começou a ser produzido em 2013, como desdobramento do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre e do programa de TV que leva o mesmo nome. A realização aconteceu em parceria com o Instituto Algar (dentro do programa de capacitação de professores Algar Lê) e com o Cemepe (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz), ligado à Secretaria Municipal de Educação.
Ao longo de sete meses, foram desenvolvidas oficinas de entrevistas, técnicas de pesquisa e produção de vídeo para que alunos de escolas públicas pudessem contar, por meio de matéria jornalística, a história dos patronos que deram nome às escolas. Inicialmente, foram selecionadas dez escolas, mas uma delas não pode finalizar o material.
O projeto foi desenvolvido entre maio e novembro de 2013. Como resultado, foram produzidos nove vídeos, que serão exibidos no programa Uberlândia de Ontem e Sempre. Ao final, foram 17 professores e cerca de 300 alunos. O resultado foi mostrado em primeira mão para os participantes, em sessão de cinema realizada no dia 6 de dezembro de 2013.
Participaram alunos das seguintes escolas municipais: Stela Saraiva Peano, Eurico Silva, Olga Del Fávero, Ladário Teixeira, Domingos Pimentel de Ulhoa, Escola do Moreno, Sebastião Rangel, Carlos Tucci, Jacy de Assis. Entre os entrevistados, destacam-se pessoas que fazem parte da história da cidade, como o ex-prefeito Zaire Rezende, a musicista Cora Pavan Caparelli, os historiadores Antônio Pereira e Oscar Virgílio, entre vários outros.
Confira algumas matérias divulgadas na imprensa de Uberlândia sobre o projeto.
Jornal Correio de Uberlândia, edição de 07/12/2013
MG TV Primeira edição, exibido em 06/12/2013
MG TV Primeira edição, exibida em 05/12/2013