Adicionado por em 2015-02-18

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
CARNAVAL-paulo-augusto-20 12 2012

Carnaval 2012 na av. Monsenhor Eduardo (Foto: Paulo Augusto 20/12/2012)

O Carnaval é uma herança cultural brasileira herdada dos portugueses. A palavra vem da expressão em latim carnis levale, que significa adeus à carne, pois representaria o início da Quaresma. Em Uberlândia, a maior festa popular do país e do mundo tem sua representatividade, com uma história que começou na virada do século 20.

Primeiramente, a festa era concentrada nos clubes. O Carnaval de rua ganhou espaço na década de 1930. “Era muito boa. Os hinos eram muito diferentes, tudo muito animado”, disse o chaveiro Luiz Vital, que ainda tem muitas memórias dos carnavais que participou no Praia Clube. “A gente dançava, arranjava namorada, largava, arranjava outra”, afirmou.

O estilo de Carnaval antigo, com seus bailes de máscaras, ainda conquista a geração atual. O estudante Leonardo Aurélio participa dos bailes de máscaras realizados em Uberlândia. “Eu já fui naquele Carnaval à moda antiga. Participei e achei bem bacana. As marchinhas são bem legais”, afirmou. O Carnaval de rua começou na década de 1930 e teve ápice de participação popular na década de 1970. Locais, como as avenidas Afonso Pena, Monsenhor Eduardo e a atual José Roberto Migliorini (próximo ao Parque do Sabiá) serviram de palco para os desfiles de grupos, dos foliões e das escolas de samba.

O artista plástico Eduardo Lemes guarda boas lembranças dos carnavais antigos. “Eles tinham os barracões e, antes dos carnavais, faziam os bailes. O pessoal brincava bastante. Quando tinha alguma coisa ruim que acontecia, passava um pouquinho, já não era ruim mais”, afirmou.

Lemes disse, ainda, que, com o passar do tempo, a festividade perdeu um pouco de sua identidade, trazendo até mesmo ritmos não muito usuais para sua mistura. “A festa acontece uma vez por ano. A música eletrônica é todo dia. Acho que o pessoal deveria fazer um Carnaval de verdade uma vez ao ano”, disse. Quando questionado sobre o ritmo que marca o Carnaval, ele respondeu prontamente. “Carnaval é samba!”

PUBLICADO NO JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA, NO DIA 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário