Adicionado por em 2015-04-13

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Tico Farpelli

Abril é o mês do livro infantil, considerado a porta de entrada para novos leitores no universo literário. Fernanda de Oliveira, moradora do bairro Martins, setor central de Uberlândia, é a prova viva de como a leitura e a escrita se tornam importantes na vida de quem as pratica. O primeiro livro da escritora “nasceu” quando ela tinha 8 anos.

ESCRITORA

Fernanda de Oliveira cita autores e livros como inspiração para seu desenvolvimento literário (Foto: Marcos Ribeiro)

“Fiz meu primeiro livro não porque a escola tinha pedido, mas porque eu queria mesmo”, afirmou. A redação era a matéria na qual ela mais se dedicava. Na faculdade, Fernanda optou pelo curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, assim, passou a ilustrar as obras literárias.

O livro que Fernanda de Oliveira aponta como o mais importante que já leu foi “A Marca de uma lágrima”, de Pedro Bandeira. “Nem era um livro infantil, mas eu não conseguia parar de ler. Eu me via nos personagens”, disse ela. Além de Bandeira, a escritora citou os autores Monteiro Lobato, Lígia Bojunga e Ziraldo como fontes de inspiração para ela. “Ziraldo é o meu berço”, afirmou.

A autora considera a enciclopédia “O mundo da criança” como uma de suas bases. Ela também disse enxergar a tecnologia como positiva em alguns aspectos, tanto que suas obras possuem um CD com a história narrada e musicada em parceria com o namorado, o músico Giordano Pagotti. “O mercado muda. Teve o vinil, agora o tablet, acredito que pode mudar, mas nunca acabar”, afirmou ela.

Para Fernanda de Oliveira, o escritor deve se adaptar à criança e vice-versa. “A criança quer tudo de imediato, se colocar muita fala e se, enquanto ela acompanha a narração do CD, ela enjoar da página, ela vira”, disse a autora. Fernanda acredita que a criança tem de aprender a sentar e ter o cuidado de aprender com a literatura e a história. Caso contrário, não terá paciência para nada.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 11 DE ABRIL DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Notícias

Deixe um Comentário