Adicionado por em 2015-03-30

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Ariane Bocamino

É na avenida das Gameleiras, no bairro Planalto, zona oeste de Uberlândia, que fica localizado o maior cemitério da cidade, o Campo do Bom Pastor, que tem mais de 30 mil jazigos. Aparentemente comum, o cemitério tem um aspecto que o diferencia dos outros: seu entorno. A calçada que o rodeia, formando um grande círculo, é local para prática de caminhadas diárias de moradores do Planalto e de outros bairros também, como o Jaraguá.

Faustina Pôrto, 86 anos, caminha todos os dias em volta do cemitério e afirma que escolheu o local para praticar exercícios porque ele fica próximo de sua residência. “Aqui é bem perto da minha casa, então, fica mais fácil para mim. Minha filha também vem caminhar todos os dias, cedinho”, disse a aposentada.

Também morador do bairro Planalto, Roberson Silva também faz caminhada no entorno do cemitério. Ele disse que a atividade foi recomendação médica. “Devido ao colesterol alto, meu médico disse para eu fazer exercício todos os dias e, como eu moro próximo ao cemitério, está dando certo. Por aqui, a vizinhança é tranquila”, disse.

Capa-Caminhada-Marcos

Atividades físicas ocorrem na calçada que rodeia o cemitério (Foto: Marcos Ribeiro)

Segundo os próprios moradores da região, os horários mais frequentados por pessoas para caminhadas nas proximidades do Campo do Bom Pastor são entre 7h e 9h e 18h e 20h. Porém, depois das 21h, o local deixa de ser seguro, ainda de acordo com pessoas que moram no bairro Planalto, pois o fluxo de pessoas fica menor e aparecem usuários de drogas, moradores de rua e pedintes.

O perfil de quem caminha neste local é muito variado, desde adolescentes até idosos. Segundo Maria Oliveira, moradora do bairro, o espaço é democrático. “Aqui você vê famílias, casais com os cachorros, jovens estudantes, crianças, profissionais de educação física, até padre já vi. Todo mundo vem para cá, sendo do bairro ou não, e é bem aceito pelo pessoal que já frequenta”, afirmou.

Visão dos moradores

Cemitério é um assunto polêmico e divide opiniões. Uns dizem que é um local de silêncio e tranquilidade, onde reina o descanso das almas. Outros dizem que é um lugar que traz medo, arrepios ou intensa saudade dos que se foram. Segundo o comerciante Guilherme Ramos, quando ele se mudou para o bairro Planalto, zona oeste de Uberlândia, onde está localizado o maior cemitério da cidade, o Campo do Bom Pastor, a superstição era maior. “Na época, eu tinha um açougue em frente ao cemitério e ouvia muitos comentários que diziam que não era bacana vender carne aqui. Mas, aos poucos, o pessoal foi conscientizando até em relação a comprar casa nessa região também”, disse o morador do bairro há 20 anos.

Hoje, Ramos não pensa em sair do Planalto para voltar para seu bairro de origem, o Taiaman, também na zona oeste. “Aqui é muito bom, sabe? Tenho vizinhos em quem confio e muito sossego. Além do mosteiro das irmãs e da rua da Secretária, que traz todas as opções de comércio. Enfim, acostumei, casei meus filhos por aqui e é aqui que quero ficar”, afirmou.

Canal da Gente

Exibição semanal dos programas no Canal da Gente (canal 15 da TV a cabo Algar Telecom), às 8h30, às segundas-feiras e reprises de terça a sexta-feira e aos domingos.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 28 DE MARÇO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Notícias

Deixe um Comentário