Adicionado por em 2015-08-10

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Ariane Bocamino

Ela tem 70 anos, mas o espírito é de uma jovem de 18. Brincalhona, conectada e extrovertida, adora um papo e os seus conselhos são famosos e circulam via internet por Uberlândia e pelo Brasil. Ela é dona Márcia Vital Arantes, que há 50 anos mora no bairro Martins, região central da cidade, tempo que a permitiu acompanhar as principais mudanças de um dos bairros mais tradicionais da cidade e a adquirir conhecimentos suficientes para hoje atuar como conselheira.

O tempo passou na vida dona Márcia, mas um de seus dons continua o mesmo: o gosto por uma boa conversa. Papo, prosa, causo, conselho, mensagens online, tudo isso faz parte da rotina da dona de casa que atende tanto pessoalmente quando virtualmente pessoas que queiram desabafar, falar da vida; enfim, conversar mesmo.

De-bairro-em-bairro

Márcia Vital desenvolve um projeto que ajuda senhoras idosas a navegar pela internet (Foto: Celso Ribeiro)

Essa moradora do Martins não tem diploma de psicóloga, mas tem a experiência de uma vida toda e é nessa vivência que ela embasa seus conselhos. “Eu não sou expert em nada, mas tenho a sabedoria das coisas que vivi. E como sempre gostei de conversar, a bagagem, não é só minha, mas de outras pessoas, me serve de exemplo nos conselhos”, afirmou dona Márcia.

Ela atende “pacientes” em sua casa no bairro Martins e também virtualmente por meio do whatsapp, facebook e emails. Segundo ela, as queixas mais frequentes têm a ver com decepções amorosas. “A maioria das mulheres que eu atendo reclama da vida amorosa e, às vezes, até entram em depressão por não conseguirem encontrar um relacionamento ideal. Aí que mora o problema, príncipe encantando não existe, a pessoa quer procurar o que não existe e aí não dá certo. A realidade é diferente, o parceiro vem de uma família diferente, criação diferente, então nunca vai ser perfeito, mas pode ser bom”, afirmou.

Márcia Vital Arantes está casada com Luiz Ferreira Vital há 50 anos. A união gerou três filhos e oito netos.

Vovó orienta ‘netos postiços’

Além de ouvir e aconselhar, gratuitamente, qualquer pessoa que a procure, Márcia Vital ainda desenvolve um projeto que ajuda senhoras de idade a desenvolver habilidade com a internet e assim melhorar a qualidade de vida delas. “Eu tenho amigas que até hoje não aceitaram a velhice e isso traz sofrimento. A gente tem que ir se adaptando né. E a internet ajuda muito a se distrair, conversar com familiares, assistir a vídeos interessantes”, afirmou a Márcia Vital, que atua como professora de Informática ajudando vizinhas e outras amigas idosas a fazer aulas de Informática e, aos poucos, irem se familiarizando com o mundo virtual.

Além disso e das mídias sociais que participa, para quem mora em Uberlândia e quiser, pessoalmente, bater um papo e tomar aquele cafezinho no fim de tarde, pode procurar a dona Márcia em sua casa, que ela recebe os seus “netos postiços” com maior prazer. As consultas ou visitas podem ser marcadas inbox pelo facebook ou por telefone e são gratuitas dependendo apenas da disponibilidade da movimentada agenda da dona de casa.

Foi para facilitar a consulta de quem não pode ir pessoalmente até sua casa, que ela criou a página no facebook “Conselhos de Vovó”, onde são postados conteúdos de motivação e, em geral, os aprendizados adquiridos nos atendimentos.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 8 DE AGOSTO DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Notícias

Deixe um Comentário