Adicionado por em 2015-12-17

Cinne Teatro Municipal Vera Cruz

A temporada do programa é encerrada com dois grandes cinemas de Minas, o Cine Vera Cruz e Cine Regente

No mês em que o último cinema de Uberlândia foi demolido para dar lugar a um supermercado, o programa Simplesmente Minas vai falar dos antigos cinemas de rua. Na vizinha Uberaba, o destaque é para as histórias e recordações em torno do Cine Teatro Municipal Vera Cruz, fundado em 1948 e tombado como patrimônio histórico municipal. Em Uberlândia, personagens lembram-se do antigo Cine Regente, que deixou de funcionar em 2002 e foi demolido em 2003.

Antes dos shoppings centers e da televisão, os cinemas de rua eram o ponto mais disputado pela sociedade. As chamadas matinês, eram febre no fim de semana. Essa época deixou muitas lembranças, que o Simplesmente Minas resgatou com algumas pessoas que fizeram parte da história de grandes cinemas de rua, entre eles o Cine Regente e o Cine Vera Cruz.

O cinema Vera Cruz, em Uberaba, foi a sensação da cidade quando inaugurado. Hoje, ele continua funcionando como um teatro com 940 lugares, sendo um dos poucos cinemas preservados. Nesse episódio, Celso Machado bate um papo com o produtor Tonico de Carvalho, o arquiteto Demilton Dib e Carlos Scalon. Eles relembram as transformações do cinema para teatro, a primeira produção de Tonico, uma peça de Chico Xavier, o projeto arquitetônico do cinema, e contam histórias que viveram na época.

O programa traz também as lembranças de um cinema em Uberlândia que encantou plateias, o Cine Regente. Celso encontrou Dona Matilde Bacci, que trabalhava na bilheteria e o Seu Jaci Romualdo, pintor de painéis do cinema. Eles contaram histórias que viveram lá, como era a cultura daquele tempo e como o cinema deixou saudades.

Sobre o Simplesmente Minas

O programa Simplesmente Minas aborda os diversos aspectos da cultura do povo mineiro. Fala do jeito simples, da arte, da culinária, das belezas naturais e dos personagens. Idealizado por Celso Machado, Simplesmente Minas é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio das empresas uberlandenses Algar e Adfert. É veiculado pela TV Paranaíba aos sábados, 13h30. Os episódios anteriores podem ser conferidos pelo site www.simplesmenteminas.com.br.

Deixe um Comentário