Adicionado por em 2015-12-17

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cinne Teatro Municipal Vera Cruz

A temporada do programa é encerrada com dois grandes cinemas de Minas, o Cine Vera Cruz e Cine Regente

No mês em que o último cinema de Uberlândia foi demolido para dar lugar a um supermercado, o programa Simplesmente Minas vai falar dos antigos cinemas de rua. Na vizinha Uberaba, o destaque é para as histórias e recordações em torno do Cine Teatro Municipal Vera Cruz, fundado em 1948 e tombado como patrimônio histórico municipal. Em Uberlândia, personagens lembram-se do antigo Cine Regente, que deixou de funcionar em 2002 e foi demolido em 2003.

Antes dos shoppings centers e da televisão, os cinemas de rua eram o ponto mais disputado pela sociedade. As chamadas matinês, eram febre no fim de semana. Essa época deixou muitas lembranças, que o Simplesmente Minas resgatou com algumas pessoas que fizeram parte da história de grandes cinemas de rua, entre eles o Cine Regente e o Cine Vera Cruz.

O cinema Vera Cruz, em Uberaba, foi a sensação da cidade quando inaugurado. Hoje, ele continua funcionando como um teatro com 940 lugares, sendo um dos poucos cinemas preservados. Nesse episódio, Celso Machado bate um papo com o produtor Tonico de Carvalho, o arquiteto Demilton Dib e Carlos Scalon. Eles relembram as transformações do cinema para teatro, a primeira produção de Tonico, uma peça de Chico Xavier, o projeto arquitetônico do cinema, e contam histórias que viveram na época.

O programa traz também as lembranças de um cinema em Uberlândia que encantou plateias, o Cine Regente. Celso encontrou Dona Matilde Bacci, que trabalhava na bilheteria e o Seu Jaci Romualdo, pintor de painéis do cinema. Eles contaram histórias que viveram lá, como era a cultura daquele tempo e como o cinema deixou saudades.

Sobre o Simplesmente Minas

O programa Simplesmente Minas aborda os diversos aspectos da cultura do povo mineiro. Fala do jeito simples, da arte, da culinária, das belezas naturais e dos personagens. Idealizado por Celso Machado, Simplesmente Minas é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem o patrocínio das empresas uberlandenses Algar e Adfert. É veiculado pela TV Paranaíba aos sábados, 13h30. Os episódios anteriores podem ser conferidos pelo site www.simplesmenteminas.com.br.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um Comentário