Adicionado por em 2015-04-20

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

por Tico Farpelli

Melissandro Rodrigues mora no bairro roosevelt, na zona norte de Uberlândia, desde 1981. Quando criança, descia as ladeiras de bicicleta e ralava as pernas nas ruas de terra. “Eu vi o progresso aqui no bairro. Vi asfaltarem as ruas, o pessoal chegar, veio o comércio e, com ele, um movimento maior de pessoas”, disse. Na adolescência, ele praticava ciclismo acrobático, ganhando prêmios como o de 4º lugar no Campeonato Brasileiro e o de campeão mineiro e goiano. Hoje, Rodrigues ainda trabalha com sua paixão, já que montou uma oficina para restaurar bicicletas.

melissandro

Melissandro Rodrigues tem oficina para restaurar bicicletas (Foto: Marcos Ribeiro)

“Comecei a mexer com bicicleta há 20 anos, mas, com restauro, atuo há uns cinco anos”, afirmou. Segundo Rodrigues, este é um trabalho que exige muita pesquisa, pois é necessário saber como a bicicleta era na época de seu lançamento, revivendo-a nos mínimos detalhes. “As bicicletas antigas envolvem a parte sentimental. Já teve bicicleta que consertei que foi o início da vida de uma pessoa. O conserto foi como uma volta ao passado”, afirmou.

Algumas bicicletas chegam em estado crítico por conta do tempo e da ferrugem que corrói as peças, segundo o restaurador. Assim, ainda de acordo com ele, é feito um processo de desmontagem para avaliação, remoção da tinta velha, soldagem do cano em caso de eventuais trincas ou quebras, pintura, acabamento e, por último, a montagem da bicicleta. “É um trabalho que exige paciência e silêncio”, afirmou.

Rodrigues é uberlandense, ex-atleta e trabalha também como segurança, mas seu grande prazer é o de viver sua paixão, diariamente, por meio de seu trabalho de restauração de bicicletas. “O interessante é que, ao restaurar, estamos trazendo uma bicicleta à vida”, disse.

PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 18 DE ABRIL DE 2015.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Categoria:

Notícias

Deixe um Comentário