por Pablo Pacheco
Com o objetivo de resgatar o orgulho dos habitantes pela cidade onde vivem, será lançada, nesta terça-feira (25), a nona edição do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, iniciativa que tem o apoio do Grupo Algar.
A revista ilustrada, cujo lançamento acontece em evento para convidados, traz destaques como a chegada da energia à antiga São Pedro do Uberabinha, uma entrevista com a cantora Nalva Aguiar, a história do Hotel Presidente, e o dia em que fãs de futebol foram ao Estádio Juca Ribeiro para assistirem a uma partida do New York Cosmos, equipe composta por craques como o alemão Franz Beckenbauer, o capitão do tri, Carlos Alberto Torres, o paraguaio Romerito e o chileno Chinaglia.

O publicitário Celso Machado mostra a capa da nona edição, que destaca a chegada da energia à antiga São Pedro do Uberabinha (Foto: Cleiton Borges)
O lançamento do Almanaque também marca a comemoração dos 10 anos do programa de televisão Uberlândia de Ontem e Sempre, veiculado atualmente no Canal da Gente (canal 15 da TV a cabo Algar Telecom). A primeira edição do programa foi ao ar em 12 de agosto de 2005, apresentado por Paulo Henrique Petri, que permanece até hoje. As reportagens eram do jornalista Walace Torres e a direção, do publicitário Celso Machado e de João Gomes, já falecido.
Durante o lançamento do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre serão feitas homenagens a pessoas e empresas uberlandenses que marcaram a história da cidade. Entre elas, o Praia Clube, que acaba de completar 80 anos de vida, a marca Refrigerantes do Triângulo, de 50 anos, o Hospital Santa Genoveva, com 40 anos e Revista Dystaks, que completa 30 anos. A cantora Nalva Aguiar é uma das convidadas do evento e também será homenageada.
A partir da semana que vem, a nona edição do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre estará à venda na banca Itacolomi: avenida Afonso Pena, 75, Centro.
Desdobramentos
O publicitário Celso Machado, que está à frente da produção do Almanaque Uberlândia de Ontem e Sempre, destaca a importância do resgate da história da cidade.
“O Almanaque veio cinco anos depois do programa de televisão, com o propósito de usar um meio de comunicação de maior duração, que é a revista. Recheada de memórias, histórias, fotos e fatos, ela circula duas vezes por ano e traz na capa os principais ícones da cidade”, diz Machado.
O Museu Virtual Uberlândia de Ontem e Sempre, que é o filho mais novo da iniciativa do publicitário, reúne, na internet, vídeos que foram veiculados na televisão a partir do final dos anos de 1980 e fotos que ilustraram o Almanaque.
A próxima novidade, que será apresentada nesta terça-feira (25), é a linha de produtos que carrega a marca Uberlândia de Ontem e Sempre. Foram desenvolvidas bolsas, nécessaires e outros acessórios com um tecido personalizado que utiliza imagens de ícones da cidade: a Igreja do Rosário; o Ginásio do Praia, também conhecido como disco voador; o Mercado Municipal; o Palácio dos Leões; o Coreto da praça Clarimundo Carneiro e o Estádio Parque do Sabiá.
Segundo Machado, o objetivo é motivar nas pessoas o orgulho de ser uberlandense e viabilizar comercialmente a marca Uberlândia de Ontem e Sempre. Os recursos obtidos com as vendas dos produtos serão doados para o Hospital do Câncer de Uberlândia.
PUBLICADO NO CORREIO DE UBERLÂNDIA EM 25 DE AGOSTO DE 2015.